quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Unidades de saúde começam a aplicar 2ª dose da vacina contra HPV nesta quarta


Dando continuidade a campanha que tem como tema “Cada Menina é de um Jeito, mas Todas Precisam de Proteção!”, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI), inicia nesta quarta- feira (10), a vacinação contra o vírus HPV nas unidades de saúde de Natal. A campanha acontece em diferentes etapas, vacinando as adolescentes de 11 a 13 anos este ano; as de 9 a 11 anos, em 2015; e as de 9 anos a partir de 2016.

A imunização é feita em três doses. A 1ª dose começou a ser aplicada a partir de 10 de março 2014, a 2ª dose a partir desta quarta e a 3ª dose cinco anos após a primeira dose. A SMS está na aplicação da segunda dose da campanha, mas as adolescentes alvos que ainda não tomaram a 1º dose podem também se vacinar para se protegerem contra o câncer de útero.

O vírus HPV é responsável por 95% dos casos de câncer de colo do útero, e é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas, por meio de relação sexual ou na transmissão vertical.

O câncer de colo do útero é o segundo que mais atinge mulheres, ficando atrás apenas do mamário e, por esse motivo, a vacina foi introduzida para prevenir as adolescentes contra essa doença que é perigosa e pode matar. 

Os profissionais da SMS que trabalham com imunização passaram por capacitação sobre a vacina HPV e atuam com a meta de imunizar 80% das 20.086 adolescentes de 9 aos 13 anos, que formam a população alvo. No Rio Grande do Norte esse público é de 88. 782 adolescentes.

A vacina só é contraindicada nos casos de hipersensibilidade ao princípio ativo ou a qualquer um dos excipientes da vacina; hipersensibilidade imediata grave a levedura e na gestação.
Fonte: nominuto

Nenhum comentário: